Sobre os nossos barcos

 

Os barcos de competição Swift são produzidos em uma fábrica moderna e totalmente integrada através de um processo de produção e se utilizando de matéria prima de qualidade e previamente testada. Todos os nossos barcos são curados à altas temperaturas com a utilização de resina epóxi objetivando uma máxima rigidez e integridade estrutural. Mesmo nos barcos de custos mais baixos (Clube A e Clube B), são utilizados materiais como “honeycomb” em seus núcleos estruturais dos decks de proa e de popa e nas bordas laterais dos barcos, e espuma densa de PVC nos decks das bancadas dos remadores, com o objetivo de oferecer uma rigidez adicional e minimizar o peso total do barco.

Uma nota geral sobre a construção dos barcos

 

Construção tipo sanduiche (são utilizadas duas “peles”, uma interna e outra externa, de materiais como fibra de carbono, kevlar e fibra de vidro, entremeadas com um núcleo de materiais compostos tais como “honeycomb”, “coremat” e espuma densa de PVC) que é o processo mais utilizado na construção de barcos a remo de competição, sendo também todos os métodos utilizados neste tipo de processo surpreendentemente similares. Todos os materiais usados, isto é, as mantas de carbono, kevlar e fibra de vidro, como também o material utilizado no “núcleo”, “honeycomb”, “coremat” e espuma densa de PVC, são tratados com resina epóxi e curados a vácuo sob altas temperaturas. Este método de construção de barcos é inevitavelmente um trabalho intensivo. Enquanto continuamos a adotar novas tecnologias, nos beneficiamos também de uma mão de obra de baixo custo na China, o que se reflete em nossos preços.

 

A utilização de materiais como “honeycomb” na estrutura central da construção tipo sanduiche tem o objetivo de aumentar a rigidez do casco do barco sem adicionar grande quantidade de peso ao mesmo. A espessura de uma estrutura composta afeta diretamente a sua performance, em particular, sua rigidez ao longo do seu comprimento e sua solidez local. A utilização do “coremat” contudo fornece uma melhor condição de colagem das superfícies em relação ao honeycomb, tem uma maior resistência ao impacto, resultando no aumento da rigidez e é mais fácil de reparar.